Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

segunda-feira, novembro 09, 2009

Ponto de leitura


O POnto de leitura Itinerante Miliumas já existe:


O Miliumas recebeu o kit sem banda de música, sem estrada para poder acolhe-lo mas com a ajuda da comunidade , conseguimos uma casa onde o Ponto Miliumas pousou, a casa de Ivanilda Cassalho do IEF , ela gostou tanto do acervo que tentou leva-lo para lá, pois tem o espaço ideal uma beira rio de um projeto do estado de minas que poderia abrigar a sala mas infelizmente a burocracia não pode acolhe-lo , o prefeito marcou uma audiência para falar do projeto mas infelizmente teve que ir para outra cidade numa reunião com ministros e não pode me receber , conseguimos um carreto para trazer até a roça onde fica a sede do blog miliumas , sem banda mas com muito amor e certezas de que os livros passam de mão em mão .O membro de uma igreja local fez o transporte e no dia de natal o miliumas fez uma visita a clinica de recuperação onde vai ganhar uma caixa de leitura emprestada em troca .

Que acervo lindo, fomos desembrulhando com lágrimas nos olhos .Entre uma contação e outra ia organizando e decifrando o acervo.

Veio Italo Calvino O Cidades e as Seis propostas, grande, Ligia Bojunga Nunes, quase tudo menos a Bolasa Amarela, veio Lobato, Roger mello, Ana Maria Machado, Ziraldo , Ruth Rocha , cássicos, contemporâneos, ciências, nossa quanta coisa linda tem que abrir a sala mesmo para o público mas sem apoio?

Ele já começou a circular, esteve com parte de seu acervo exposto na contação de histórias no metrô santa cecília , os africanos Beijo da palavrinha de Mia Couto, sementes da Àfrica Helóisa Pitres de LIma , outra série esteve no sesc Santo André O gato Malhado e a Andorinha Sinhá.outra ainda me iluminou para dar cursos em Orlândia SP.O Ponto Itinerante Miliumas está entrando em 2010 com muitos passeios previstos e para o dia 4 uma reunião para parceria com a prefeitura de Campanha MG , um local bem próximo que terá um braço do Ponto Miliumas Itinerante e atuante em todo o Brasil .

O Ponto Miliumas sediado em Camanducaia , falando para o Brasil e " cochichando para o Mundo" !


O Miliumas o Livro em Movimento está apresenta:

Ponto de Leitura - De Além mar Navegando Entre Livros

Homenagem a Machado de Assis

Cada iniciativa selecionada receberá um kit com, no mínimo, 500 títulos, assim distribuídos: 50% de obras de ficção; 25% de não-ficção e 25% de referência. Além disso, farão parte do kit um computador e um mobiliário básico. O Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) farão a compra e a distribuição dos kits. De acordo com a Portaria, o material recebido na premiação só poderá ser utilizado para fortalecer ou ampliar a iniciativa beneficiada.


Kit Ponto de Leitura

As iniciativas reconhecidas pelo Concurso Pontos de Leitura 2008 - Ano Machado de Assis serão contempladas com:

- Acervo de 650 livros;

- 2 estantes baixas coloridas com rodízio;

- 1 mesa para informática;

- 1 cadeira para informática;

- 1 tapete enborrachado redondo;não veio , foi substituido por 2 almofadas pretas quadradas

- 3 puffs pequenos; e

- 2 almofadas 40X40cm.



Ponto de leitura – Miliumas - De além Mar –Navegando Entre Livros


I. Identificação da Iniciativa

Nome da iniciativa: “ Miliumas – de Além mar Navegando Entre Livros em 2009 “

Mês e ano de início das atividades da iniciativa:
1989/2009

Esta ação é assinada por: Tecka Mattoso

Blog Miliumas O Livro em Movimento
http://livroemmovimento.blogspot.com


Responsável pela iniciativa:
Nome Completo: Maria Tereza de Carvalho Mattoso – Tecka Mattoso
CPF: 099.423.178/98
RG: 9.800.839
Órgão Emissor: SP
Endereço: Sítio da Gamela
nº: s/n
Complemento:
Bairro: Glória
Cidade: Camanducaia
UF: MG
CEP: 37.650.000
Telefone:(11)92148510
Celular: (35)- 9114-0493
E-mail:teckamattoso@hotmail.com


Ponto Miliumas de Além mar Navegando Entre Livros

È um centro de leitura e arte itinerante , na junção de linguagens artísticas em torno do livro.

É um trabalho de pesquisa Cênica que parte do resgate de memória étnica para que cheguemos bem perto do nosso eu ancestral , onde mora nosso lado mais criativo, nossa terceira margem do rio , onde uiva nossa loba e que vivem os acalantos , que nos ninaram e agora são relembrados para nos acordar e com este olhar chegamos na mais verdadeira contemplação de nossa cultura e nos comunicamos pela internet , na luta de preservação das florestas , na luta de conter essa devastação desenfreada.Que o narrador tenha força de transformação como nas tribos.Uma tribo urbana tecnológica se formando em torno do livro .Do livro como o bem , como uma jóia rara que pode ser enjetada em toda a sociedade querendo transformação.Nos presídios, hospícios , asilos, creches, escolas que hajam livros , transformadores .

Partindo daí , desse olhar "grotowskiano" , buscamos nas fontes de diversos livros textos que nos guiem na pesquisa que parte do pequeno momento de sabermos de onde viemos para saber aonde ir , tendo livros nos acompanhando no caminho.O projeto se propõe a promover mostras de filmes , leitura de livros que tenham o poder da narrativa , o poder da palavra como foco da nossa pesquisa no sentido de consolidar um centro cultural totalmente voltado à cultura literária e da ligação de linguagens via internet .

A estratégia é de irmos nos agrupando , pessoas que amam internet e livros para que nossa navegação em artes seja garantida.

E vamos gerando produtos que contemplem a encenação teatral , literatura e a comunicação virtual poética.




Entrega de Pontos de Leitura

Comunidades de todo o país já estão recebendo seus kits com publicações, mobiliário e computador
Das 514 iniciativas selecionadas no Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis, 164 já estão recebendo seus kits, que contém em média 650 livros, mobiliário e computador, além de centenas de gibis da Turma da Mônica, fruto de doação de três milhões de revistinhas pela Maurício de Sousa Produções e Editora Globo, em dezembro do ano passado.
Os Pontos de Leitura são iniciativas e projetos de incentivo à leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros. O secretário substituto de Articulação Institucional e diretor do Livro, Leitura e Literatura, Fabiano dos Santos Piúba, explica que “a partir de agora, por meio dos editais estaduais, será possível ter uma abrangência nacional mais adequada, selecionando projetos de pessoas físicas e jurídicas, que receberão prêmio de R$ 20 mil para investirem em acervos e atividades que estimulem e qualifiquem a leitura”.
Atualmente, os kits estão armazenados na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e serão transportados para todo o Brasil em caminhões da empresa contratada pela instituição. De todos os Pontos de Leitura selecionados 204 estão no Sudeste, 188 no Nordeste, 48 no Sul, 30 no Centro-Oeste e 44 no Norte, sendo que 175 são oriundos dos Territórios da Cidadania.

II. Dados sobre o parceiro

Dados sobre a organização que desenvolve parceria com a iniciativa.
Nome da organização:
Número do CNPJ:
Endereço:
nº:
Complemento:
Bairro:
Cidade:
UF:
CEP:
Telefone: ()
Site:
Nome do dirigente:
Cargo:


Áreas de atuação da organização responsável:

Miliumas é um projeto criado e realizado por mim desde os anos 80.
Sou atriz narradora e educadora, contadora de histórias profissional.
Realizo esta pesquisa de linguagem cênica voltada para o livro e a leitura através de performances, em centros de culturas, bibliotecas e salas de internet em SP Capital, usando a forma tradicional do contador de histórias para fazer ligações entre livros e computadores. Trabalho com a linguagem oral, e agora chegando à era virtual passando pelo trabalho corporal.



O Ponto de leitura Miliumas - De Além mar Navegando Entre Livros , tenderá ater um espaço físico para acomodar o blog Miliumas e assim poder ampliar as ações para muitas localidades .O blog Miliumas funciona como ponto de partida para ações mediadoras de leituras aos quatro cantos do país, incluindo ações virtuais e contatos com narradores e livros de todo o mundo.Hoje atuo principalmente em muitas bibliotecas da cidade de São Paulo e Sescs .


III. Dados da Iniciativa

Miliumas - De além mar navegando Entre Livros

A iniciativa dialoga com outras áreas culturais:
Artes
Artes cênicas (teatro dança circo)
Audiovisual [cinema, vídeo, CD-ROM, TV, multimídia, internet e demais meios, quando usados como suporte para a criação artística]X
Artes visuais [artes gráficas, pintura, desenho, fotografia, escultura, grafite]X
Artes musicais [música erudita ou popular]X
Artes da palavra [literatura, cordel, lendas, mitos, dramaturgia, contação de histórias]X

Patrimônio cultural [manifestações tradicionais como jongo, reisado, maracatu, rituais etc.; saberes como modos de construção, de preparo de alimentos, brincadeiras, jogos e brinquedos; artesanato; figuras populares; histórias e causos; histórias de vida de pessoas da comunidade; cantos e danças; palavras e expressões

Comunicação cultural [jornal, revista, rádio, TV, Internet, vídeo, CD-ROM, multimídia e demais meios utilizados para a transmissão de informação]X


Local[is] em que se desenvolverá a iniciativa:
Cidade: São Paulo Sescs Bibliotecas da Prefeitura SP
UF: SP

Cidade: Camanducaia
UF: MG
Cidade: Extrema
UF: MG
Cidade: Bragança Paulista
UF: SP a confirmar parcerias
Cidade: Cambuí
UF: MG
Cidade: ainda a combinar
UF:
Cidade: ainda a confirmar
UF:
Cidade: ainda a confirmar
UF:

Resumo da ação:
Ponto de Leitura de Além mar


Grupos de multiplicadores de ações de incentivo á leitura:

Em homenagem A Machado de Assis, tomaremos como ponto de partida a figura instigante de Capitu , e vamos mergulhar no exercício de ler , re-ler, recapitular e exercitar nossa energia sutil, de alcançar a respiração de Capitu e poder compreende-la tanto quanto a nós mesmos.Captar as nossas Capitús e partir para o decifrar de enigmas que a leitura proporciona.

Miliumas pretende continuar desenvolvendo as ações compostas através de oficinas, cursos e performances tendo livros diversos como ponto de partida para as criações e improvisações cênicas.
O conhecimento de nossa manifestação cultural através do conhecimento de nossos mitos , de nossa ancestralidade com oficinas que envolvam todas as idades , resgatando a memória de acalantos e histórias pessoais.
Com o recebimento de recursos e mais estímulos pelas ações que um selo do Mec e da Biblioteca viva podem proporcionar em credibilidade e trabalho em rede, quero formar uma rede de apoios para realizar oficinas diariamente para diversos públicos da região, incentivando leitura e abrindo novas saídas para uma vida melhor.Com mais acesso à arte como um caminho para a paz!
O trabalho visa, a partir de um pólo, o Ponto de Leitura de Além Mar que é itinerante , estimular a leitura de livros e de mundo, é um projeto centrado no homem na sua memória cultural, sua capacidade de abstrair, criando imagens e soluções criativas para sua vida.
Ações: oficinas de corpo e literatura , contações de histórias para educadores, material para Internet blog, youtube e podcast, multiplicadoras .
Visitas a asilos, escolas, creches levando as performances a partir de livros
Realizar um trabalho regular com a comunidade do entorno, levando a literatura como uma porta aberta para o mundo da imaginação e criatividade.
Envolvimento através de voluntários, de trabalho de resgate de memória com terceira idade e resgate das lendas locais. È também um trabalho de resgate de auto estima através das histórias.
Hoje o Miliumas recebe o kit com a intenção de buscar recursos para que as ações possam se realizar, enquanto isto vou levando o kit a passeio para as contações por aí.


Faixa-etária do público atendido pela ação:
Crianças [até 11 anos] X
Adolescentes [12 a 18 anos] X
Jovens [19 a 24 anos] X
Adultos [25 a 60 anos] X
Terceira Idade [acima de 60 anos]X

Contextualização da iniciativa

Hoje conto histórias em Festivais na cidade de SP, Rio, Sescs, Metrôs, Bibliotecas temáticas, para um público usuário das bibliotecas e centros de culturas como sescs, ou seja, para um público já freqüentador dos locais centrais de arte e cultura e com a criação de um Ponto de Leitura em um lugar que sequer tem uma livraria , o trabalho vai poder atingir cantinhos ainda virgens e isso é muito bom.
Miliumas pretende estender as ações pelo entorno até chegar a Pouso Alegre passando por Extrema Mg e chegando em Bragança, Clowneando e unindo a região em torno da leitura. Teremos ações virtuais com convidados dos quatro cantos do mundo para narrarem suas histórias e mostrarem seus livros.
As ações aqui serão destinadas a todas as idades, e ä família como um todo.

Quanto mais recursos tiver o Miliumas mais ações poderão ser realizadas e mais mão de obra especializada teremos, multiplicando os mediadores de leitura global centrada no homem como um todo.

Propostas do Miliumas (ainda sem recursos):

Cursos, oficinas, performances e projetos centrados no livro.
Feiras, links com os eventos gerais ligados a literatura .
Acredito que a solução transformadora da sociedade está na melhoria da educação centrada na capacidade de criar leitores conscientes, atuantes nas necessidades reais de nossa sociedade e de nosso planeta.
“Um país se faz com homens e livros”
Quero levar adiante este jargão misturando com : Sim, nós podemos , e que Machado de Assis pudesse nos ver , teria a certeza de que nossa sociedade é outra e temos o negro com muito orgulho, e a discriminação social é coisa do passado.
Com este complemento educacional quero poder promover oportunidades de leituras a todos, este é o projeto do Miliumas.
Um espaço de leitura centrado no homem, que tem uma memória corporal de movimentos, lendas pessoais.. Espaço aberto á arte oral ä virtual. È um trabalho de tecelã numa rede virtual , um trabalho de resgate da tradição oral, o novo e o velho se unindo.

Como surgiu a iniciativa?
Miliumas vem vindo de longe, sou filha de poeta médico, e de uma maravilhosa professora, fui crescendo entre livros e declamadores. Apaixonada por crianças comecei minha pesquisa na educação ainda muito cedo . Comecei a faculdade de cênicas até conhecer Ilo Krugli,(teatro Ventoforte SP) o mago alquimista do teatro, e terminei começando lá minha formação de contadora de histórias apaixonada pelos textos divinos de tantos autores como Oscar Wilde, Roger Mello, Andersen. Monteiro Lobato e tantos outros autores e ilustradores apaixonantes.
Como uma alquimista vou misturando os livros narrados para saber mais e mais .Cada novo livro lido mais um degrau na área do saber e nada vale se não for o contar, passar adiante , revelar, encantar, estimular, distribuir palavras , para formar leitores , para isto vem o miliumas.Para encantar com literatura .Como professora de teatro no Sesi vivenciei o projeto para todas as idades .
E assim direcionei o trabalho ao incentivo á leitura. Criada por uma educadora amante de livros que narrava em capítulos Vera Lúcia Pingo e Pipoca “, minha mãe , foi assim , assim que surgiu a iniciativa, deitada em um pijama limpo, amarelo e felpudo ao lado de minha maninha caçula , ouvindo mais um capítulo do livro narrado por minha mãe., hábito passado para minha filha que lê para minhas netas que me fazem mais pesquisar e aumentar o repertório.Uma Rede de Mil e uma histórias narradas ao pé do ouvido, á beira da lareira , na caminha de dormir.No bar, nas escolas, nas bibliotecas , hospitais , uma rede De leitura.

Quais os objetivos da ação?
Incentivar leitura de livros e de mundo e registrar estas ações.

Promover encontros na comunidade das ações realizadas
Agrupar interessados nos assuntos:artes, literatura,computadores.
Emprestar livros para a comunidade.

Realizar Ações centradas no homem e sua melhoria em qualidade de vida e paz.
Estimular leitura e ações em torno das leiturasEstimular a criatividade e leitura criativaEstimular leitura de jornal

Resgatar memória corporal de lendas e acalantos nas comunidades.
Agregar diversas artes.Formar agentes de leituras atuantes nas comunidades carentes.
Abrir espaço para ações.

Quais os critérios e procedimentos adotados para uma pessoa participar das atividades da iniciativa ou do projeto?
Gostar de ler, gostar de ensinar e ser apaixonada por arte.Disponibilidade em aprender.Querer é o principal atributo visto que até deficientes físicos poderão participar das ações.

Quais os resultados já alcançados pela iniciativa?

Muitas pessoas ouviram as histórias e serviram de exemplos a ações semelhantes, tenho a honra de ter ensinado os melhores contadores de histórias da atualidade.Todas as ações realizadas estão registradas no blog e muito me encantam pelo alcance de tantas pessoas através da arte de narrar histórias.

Hoje em dia o movimento da contação de historias é presente em diversos espaços alternativos, graças a grande luta dos iniciantes.

Fui uma das desbravadoras do caminho do resgate da arte narrativa em nosso cotidiano.

"Eu quebrei a cabaça, joguei a semente lá no lavral, para nascer, como a vida é, como a vida é .”
Esta é letra do hino de tambor de mina gravado pelo pai Francelino de Shapanan (hoje falecido) quando eu estava compondo a contação do livro Mata da Heloísa Prieto para Itaú Cultural , e representa o trabalho de semear aqui e ali.Foi uma honra o processo de realização desta contação e vem a reafirmar minha missão como a de Dona Mariana a de jogar as sementes e assim venho fazendo , venho jogando muitas sementes de paixão por livros, de consciência em si e no outro através da leitura e neste caminho de tantos anos tenho tido vários encontros maravilhosos que me indicam a responsabilidade nesta profissão tão nobre.E um grande resultado alcançado se mostra quando eu tenho a honra de mergulhar em pesquisas profundas para ter a permissão de narrar sobre um livro e isto se deu nesta forma e gerou um trabalho maravilhoso de alerta e respeito às nossas matas .Eu considero isto um grande resultado.

Outro grande resultado foi contar histórias na caverna tecnológica da poli usp, com cenários em 3d.

Outro resultado importante é a inspiração para o surgimento de outras iniciativas semelhantes como o Grupo Girasonhos, As Meninas do Conto , Encantadores de histórias , é uma honra para mim ver as minhas ações se multiplicarem.

A iniciativa já recebeu algum tipo de premiação, menção honrosa ou venceu algum concurso?

Sim. Agora com o Concurso Ponto de Leitura – Um Kit do Mec

A iniciativa conta com a ajuda de organizações ou indivíduos?

Kit Ponto de Leitura pelo MINC/MEC

Biblioteca Viva

Sobre o número de pessoas que participaram da iniciativa em 2007, informe:
O número de usuários = 1000
O número de participantes da administração da iniciativa = 1

Quais dessas atividades são oferecidas pela iniciativa?

Cursos/Rodas de leitura/Oficinas x
Debates/Painéis/Seminários x
Visitas monitoradas a instituições culturais x


O projeto começa de um PONTO e vai se ampliando a partir dele.

As Miliumas histórias que vão seduzindo lentamente , promovendo a melhoria da qualidade de vida, da educação e da sociedade.

É uma proposta simples porém fundamental a uma sociedade preocupada com o Todo e este ponto de leitura Miliumas vem para oferecer á sociedade uma possibilidade de entrar na navegação entre livros e computadores, trazendo o Contador de histórias para o séc.XXI.

Sobre a metodologia, informe:

- Está sistematizada e/ou registrada?
Sim X
Não

- Já foi aplicada em outros contextos?
Sim X
Não

Na sala de educadores da ed Ática- PLANETA DAS HISTÓRIAS
Cursos para todas as idades SESI de Osasco- performances para Sescs –Salas de internet Sescs SP -

Há indivíduos ou grupos aptos ou sendo capacitados para aplicar essa metodologia?

Sim X
Comprometo-me a usar o kit Ponto de leitura como um pontapé inicial para um grande projeto de incentivo à leitura.





Camanducaia, 26 de maio de 2009



Tecka Mattoso / Atriz narradora, educadora, professora e diretora de teatro.
Maria Tereza de Carvalho Mattoso DRT 18.172 Membro da Cooperativa Paulista de Teatro Data de nascimento 09/06/1959 Filhos-3 e Netas-2
Mais informações no blog:


http//livroemmovimento.blogspot.com

2009- Cidade dos deitados Heloísa Prieto e Mil Rosas na Feira de trocas de livros SESC Santo André- Mostra Global-Mostra Cia das letrinhas-Festival da prefeitura Sp-Livrarias Fnac, Novesete, capítulo 4-Saraiva e Cultura- Bienal Internaciol Rio de Jnaeiro stand FNDE Ong Novolhar-IBL Metrô Santa Cecília e Orllândia SP-e Os Gnomos de Gnú de Umberto Eco para Evento na Apa Fernão Dias De além mar SESC Consolação Oficinas para pais e filhos na sala de internet-jan/fev - De além mar Navegando Entre Livros - Ganhadora de um Ponto de Leitura pelo MINC/MEC .

2008 - Que navio é esse?Contação realizada no dia da consciência negra para o SESC Santana com Nei Silva, Festival de contadores de histórias pela prefeitura SP em maio e outubro, Bienal do livro Caldeirão de histórias pelo Stand MEC FNDE curadoria de Suzana Vargas Estação das Letras, Bosque das princesas Biblioteca temática, Salão do jornalista escritor Ciranda para Lobato janeiro, setembro, Eco do Eco para SESC Campinas reinauguração da sala de internet.

2007 - Outubro Corredor literário da Paulista, Festival de Contadores de histórias SP, Bienal do Livro Riocentro Caldeirão de Histórias da Amazônia, Agosto Simpósio Internacional de contadores de histórias Maratona de Contos SESC Copacabana RJ julho Mostra Miliumas na Livraria Cultura - Espírito Cigano gravado pela TV Tupiniquim, Mata - Amazônia é nossa e Cenas de livros Contos do Mundo em maio na Biblioteca Anne Frank Cenas de livros Contos do Mundo O feminino pelo mundo todo Biblioteca Anne Frank maio abril Cenas de livros Contos do Mundo no SESC Paulista em Brincar de Ler 7 de abril Ninfas e Náiade leitura de Cidades Invisíveis no Letras em cenas MASP abril março Mulheres Invisíveis- A cidade e suas musas leitura do livro Cidades Invisíveis SESC Paulista 22 de março Tecka Mattoso e Edú Garudah- janeiro Rosas -SESC Santana Trupe Rosas.

2004/2005/2006: Corredor literário Paulista Trupe Rosas, Meu Santinho Protetor - SESC Pinheiros Contação de causos caipiras na sala de internet, O anel azul da Iara Encantada do Amazonas -Composição com o tema Lendas da Amazônia Stand MEC Bienal do livro/evento Fórum net Florianópolis Sophie Palavra Cigana- Livraria da Vila em agosto livro de Florência Ferrari Cosac e Naify Sonho de Lucy - SESC Carmo Livro de John Lennon da Salamandra Desenhos para meu filho e alinhavado com letras de músicas também de John ...pela PAZ !!SESC Carmo Mata- histórias do folclore do Brasil texto de Heloísa Prieto com vídeo do Spetto, Instituto Cultural Itaú, SESC’s, Arte nas ruas, Natura, SESC Ipiranga, FEBEM - Eco do Eco – três textos de Umberto Eco da ed.Àtica Os Gnomos de Gnú, os três astronautas e A bomba e o general com Ricardo Martini e Thiago Antunes Sesc’s, UNC - S.C, Folha, CPFL Campinas, Caverna Tecnológica Poli USP Lenga la lenga- Mitos indígenas latino americanos de livros da Cosac Naify O Primeiro Homem Betty Mindlin e O mundo de cabeça par abaixo Rodrigo Montoya ambientados digitalmente.SESC Santo André Sala de Internet - Violino Cigano –Quatro cantos de contos de Regina Machado do livro Violino Cigano e outros contos de mulheres sábias da Cia. das letras no auditório da Secretaria de Educação do Estado fev/2005 para educadores e filmado pela TV. cultura SP.Pinóquio- de Carlo Collodi SESC Pompéia 2002. Apresentações na sala de internet livre por crianças e para crianças. Cia das letrinhas. Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino da Cia das letras – oficina de criação de imagens baseadas no texto de Calvino SESC Carmo. Oficina para Tarsila Febrace – Feira de Ciências Arte e tecnologia Poli USP , baseado no livro Tarsila da editora Moderna.Leitura dramática Arena canta Chico Mendes de Ana Vitória com direção Georgette Fadel e Ivini Ferraz com Leona Cavalli e Eduardo e entre outros Casa das Rosas Todas as comédias de Luís Fernando Veríssimo pela Submarino em 2002 com Gustavo Machado Bienal de Livro em 2002.
Contadora de histórias: Criadora do blog Miliumas o Livro em Movimento Grupo Miliumas – Pesquisa de linguagem cênica com apresentações e workshops realizados: Sescs, FDE, CRE, Ed. Àtica, Àtica Shppping performances para adultos e crianças na bienal do livro pelo site do Submarino, SESC’s, Arte nas ruas. Instituto Moreira Sales em Poços de Caldas, Instituto Cultural Itaú SP, Centro de Referencia Educador Mario Covas cursos para Educadores do Estado, vídeo conferencia A arte de contar histórias, Universidade de Concórdia SC, projeto Tecendo leituras secretaria educação SP, Aulas de Teatro de Livros para crianças de 4 a 18 anos nas produtoras Talentos Brilhantes, Photo Book, projeto para Prefeitura de Camanducaia MG, experiências na Caverna Tecnológica Poli- USP, CPFL Campinas, Diversas escolas particulares, Editora Moderna, editora Cortez, Atual e Vozes e Cosac Naify, Brinque book, Projeto arte nas ruas, Circo escola Projeto Revivendo – Animação e resgate de memória em Asilos do Estado em 2004 e Projeto estimulação na biblioteca Raul Bopp e Cecco Ibirapuera pela Ong Morungaba, Corredor Literário da Paulista nos espaços: MASP, Colégio São Luis, Parque Trianon, SESC Santana, SESC Avenida Paulista, Bienal de livros Rio, Maratona de Contos SESC Copacabana, Corredor Literário 2007, Festival de contadores de histórias Prefeitura de São Paulo.


Folha em Cena para Folha Educação Histórias real Poesia cênica criada a partir de notícias Oficinas para educadores Folha Educação de 1997 a 2005.

Professora de teatro - SESI Cat. de Osasco, Circo Escola do Estado, Teatro na Escola FDE, diversas escolas estaduais, particulares e produtoras.Formação acadêmicaMagistério no I.E.E.Alexandre de GusmãoFaculdade de Artes cênicas Marcelo TupinambáArtística livre:Teatro Ventoforte Curso de formação de atores com Ilo Krugli , teatro físico com Grupo Ponkã : Paulinho Yutaka e Alice K, Consciência corporal com José Maria de Carvalho , dança de contato com Tica Lemos , dança contemporânea com Denilto Gomes, dança brasileira com Tião Carvalho ,Máster de dança(diversos mestres como Marcos Callia, Penha de Souza , Gabi Imparato etc , O corpo e a cena,com Leila Unicamp , O recado da viagem com José Miguel Wisnik e no SESI oficinas breves de dramaturgia com Luís Alberto Abreu, de clown com Luís Otávio Burnier , Carlos Simione e Ric , A Arte de contar histórias com Regina Machado de interpretação com Celso Frateschi e oficinas um pouco mais longas com : Marilena Ansaldi, Denise Namura, Gerald Thomas (mais de uma) , vivência palestra com Grotowski - Brasil , Miriam Muniz , estágio com XPTO de Osvaldo Gabrieli e oficina improvisando com o Improbable no Próximo Ato Encontro Internacional de teatro no Itaú Cultural , filha e neta e poetas , confirmam a alimentação diária para a alma de artista.

Contatos com Tecka

035-9114-0493

teckamattoso@hotmail.com

“A proposta é simples, mas de fundamental importância a uma educação artística preocupada com o TODO”.

Beto Silveira


20/07/2009 | Ações, Notícias, Pontos de Leitura Mais Cultura

Pontos de Leitura são entregues

Das 514 iniciativas selecionadas no Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis, 164 já estão recebendo seus kits, que contém em média 650 livros, mobiliário e computador, além de centenas de gibis da Turma da Mônica, fruto de doação de três milhões de revistinhas pela Maurício de Sousa Produções e Editora Globo, em dezembro de 2008.

Os Pontos de Leitura são iniciativas e projetos de incentivo à leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros. O secretário substituto de Articulação Institucional e Diretor do Livro, Leitura e Literatura, Fabiano dos Santos Piúba, explica que, “a partir de agora, por meio dos editais estaduais, será possível ter uma abrangência nacional mais adequada, selecionando projetos de pessoas físicas e jurídicas, que receberão prêmio de R$ 20 mil para investirem em acervos e atividades que estimulem e qualifiquem a leitura”, explica.

Atualmente os kits estão armazenados na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e serão transportados para todo o Brasil em caminhões da transportadora contratada pela instituição. De todos os Pontos de Leitura selecionados 204 estão no Sudeste, 188 no Nordeste, 48 no Sul, 30 no Centro-Oeste e 44 no Norte, sendo que 175 são oriundos dos Territórios da Cidadania.

Clique aqui e confira a programação das datas de saídas dos caminhões para sua cidade!

(Cassiano Sampaio, SAI/MinC)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog