Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

domingo, setembro 18, 2005

Folha Em Cena

Folha em Cena
Histórias reais

Poesia cênica criada a partir de notícias.

Oficinas para educadores Folha Educação que esteve em andamento de 1997 a 2004.


Narrar as histórias reais associadas a outros textos, criando um roteiro cênico para um evento semanal dentro da escola.
Teatro de notícias, contação de histórias multimídia ou no formato de Dom Quixote onde usamos a sua história para gritarmos as injustiças do mundo contemporâneo, incentivando leitura de jornal em salas de aulas.“O mundo contemporâneo muda velozmente, com especial destaque para a presença generalizada e poderosa do sistema midiático. Paralelo ao aumento potencial do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), evidenciadas pelo uso popular e articulador da rede Internet nas organizações antiglobalização, vemos ainda uma forte tendência de concentração da propriedade dos sistemas de comunicação”.O sistema educacional – e em particular a escola – precisa estar preparado para poder interagir com esse alucinado mundo da mídia. Será que está?! Quais as bases do atual sistema e como se dá essa relação com o mundo mídia? Como os educadores estão se relacionando com esse mundo de imagens e informações e como estão enfrentando esses novos desafios? Estas são apenas algumas questões dessa conversa. Outras surgirão – espero! - das minhas provocações...”Nelson De Luca Pretto (*)Jornal na Sala de Aula “Hoje, mais do nunca, os meios de comunicação fazem parte da vida dos estudantes e influenciam direta ou indiretamente na aprendizagem dos mesmos. Os meios de comunicação diminuem as distâncias e invadem os lares e ou as escolas a todo o momento, tornando-se, muitas vezes, donos do ambiente familiar e ou escolar. Por isso, devemos aproveitar ao máximo, tudo de positivo trazido por esses meios de comunicação. E, ensinar os nossos alunos a terem condições de selecionar o positivo trazido pelos mesmos”.Um dos veículos mais antigos de comunicação é o jornal ..Antigo, mas muito bem aceito e com grande credibilidade entre os seus leitores espalhados pelo mundo. O jornal é um meio de comunicação que acompanha a trajetória cultural da humanidade e que jamais desaparecerá, se as gerações forem estimuladas a lê-lo e a valorizá-lo. Atualmente, o jornal apresenta uma forma moderna de retratar a atualidade. Possui um tamanho, que facilita o seu manuseio. Com sua linguagem simples, se faz entendido por todas as camadas sociais e culturais. Associado à informatização é capaz de espalhar as suas notícias por todo universo com uma grande rapidez e precisão. Partindo dessa realidade e com essa preocupação os professores têm o compromisso de despertarem o gosto pela leitura do jornal nos seus alunos. O jornal deve fazer parte do material didático do professor. Portanto, use o jornal para introduzir, desenvolver ou concluir um conteúdo. Lembre-se, que o jornal traz notícias esportivas, religiosas, científicas, políticas, artísticas, educacionais, etc ... . Enfim, possui alguma contribuição para todas as disciplinas., Muitas vezes, o professor está consciente da necessidade da leitura do jornal pelo aluno, mas tem dificuldade em encontrar atividades que despertam o interesse pela leitura do mesmo no educando. Por isso, seguir as sugestões abaixo são o primeiro passo para despertar o gosto da leitura no mesmo: - Leve os seus alunos até a banca de jornal mais próxima.- Visite com os alunos as instalações de um jornal. - Pesquise na biblioteca de sua escola o número de jornais municipais, estaduais, nacionais e internacionais diários recebidos. - Dê o seu exemplo, lendo jornais junto aos alunos. - Oportunize os seus alunos a entrevistarem jornalistas. - Investigue quantos dos seus alunos possuem jornal diário em seus lares. - Pesquise com seus alunos o número de jornais vendidos na sua cidade e o por quê desse número. - Faça uma pesquisa, em sua cidade, para verificar o número de leitores diários de um jornal e o por quê. - Pesquise com seus alunos a história do jornal. Aponte a evolução da apresentação e da qualidade do jornal através dos anos a seus alunos. - Crie um debate entre as diferenças/vantagens do jornal falado e escrito. - Ensine seus alunos a lerem um jornal e a interpretarem as notícias lidas. - Dedique uma ou mais aulas à leitura de jornais. - Discuta com seus alunos os temas lidos no jornal. - Analise com seus alunos as partes de um jornal. - Avalie com seus alunos o nível de informação do jornal lido e o tipo de linguagem usada no jornal. - Estimule os seus alunos a pesquisarem em jornais, quando realizam tarefas escolares ou participam de gincanas culturais. “- Profa. Maria Luiza Kraemer

Folha Em Cena Folha Educação 2005
Envolta nesta realidade, como atriz educadora criei esta oficina - Folha em Cena, que vem sendo realizada no Programa Folha Educação desde 1997, e tem a proposta de instrumentalizar educadores para a utilização das informações contidas no jornal como ponto de partida para a criação de um roteiro cênico e montagem de um teatro contemporâneo nas escolas O teatro por si só já propicia uma abertura na comunicação e aqui ainda estou falando do teatro contemporâneo a poética cênica contemporânea que envolve a multimídia em sala de aula.Incorporando de cada linguagem uma possibilidade de uso na educação.Esta proposta trabalha com linguagens amigas : a encenação contemporânea e o jornal em sala de aula e ainda a multimídia que muito podem contribuir para despertar o interesse dos alunos estimulando a leitura diária do jornal.A importância do jornal é de lidar com os conteúdos de uma maneira muito concreta trazendo os mitos para o aqui e agora.Tanto o teatro como o jornal podem estar enriquecendo o conteúdo de qualquer matéria formal.Tratando-se de uma linguagem multimídia, a foto jornalística será valorizada compondo um cenário virtual com as imagens de cada cena com a ampliação através do datashow.Está presente também a figura milenar do contador de histórias envolvido com as histórias reais.A proposta serve para trabalhos cênicos com todas as faixas etárias adaptando o texto para cada turma isso desde a pré-escola até universitários.Um dos formatos da Folha em Cena propõe que se façam quatro equipes na sala que componham e se encarreguem de apresentar as notícias da semana encenada para outra sala e assim se estimule a leitura diária de jornal.Uma equipe para o roteiro, outra equipe para as imagens , outra equipe de narradores e ainda outra para as músicas.Assim teremos o envolvimento de todos, mesmo os que se mostram mais tímidos para a encenação teatral propriamente dita estarão atuando na criação.A proposta visa formar na sala de aula equipes de captadores visuais, de roteiro e de atores narradores.Outra maneira de utilização é a criação de uma cena para cada caderno explorando assim todo o jornal fazendo um paralelo com todas as matérias.Folha em Cena trabalha com a proposta da criação de um roteiro cênico de histórias reais pesquisados nos jornais mais atuais para a criação de um roteiro de encenação que utilize o jornal como ponto de partida e possa ser trabalhado em sala de aula.Outro formato é o de uma leitura comparativa em busca de notícias que possam estar associadas a outras leituras ampliando a leitura de mundo e incentivando a leitura global.Uma proposta simples, mas de muito valor a uma educação preocupada com o Todo.Tecka MattosoRoteiro de um encontro Folha em Cena-início teórico da proposta-aquecimento corporal-jogos teatrais
almoço-pesquisa e criação do roteiro-encenação e direção-apresentação final
Reencontro para resposta
Uma tarde ou uma manhã

Aline em Cena Tiras da Aline do Adão Iturrussgarai

Oficina de Teatro de quadrinhos multimídia para adolescentes

Performance cênica para Sala da Net.A partir de leitura das tiras semanais editadas pela Folha , faremos uma pesquisa de roteiro e encenação para montagem de uma performance cênica para Sala da Net.Usando recursos simples como power point, para fazer as instalações para a Encenação do Teatro de quadrinhos para Aline.incentivo a leitura diária de jornal
Necessidades técnicas:Horários de trabalho de pesquisa na rede na Sala de internet Sala ampla para trabalho corporal
público alvo- adolescentes amantes dos quadrinhos
Carta de interesse e teste

e com a possibilidade de uma noite de autógrafos com o autor no lançamento ou na performance.

Tempo- cinco dias 20 vagas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog