Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

sábado, agosto 30, 2008

Miliumas - Projeto de uma vendedora de livros apaixonada


Miliumas


O projeto Miliumas nasceu no universo da arte de ler e narrar histórias na era contemporânea.
Seduzir com palavras, propiciar a capacidade de visualizar as imagens que as palavras nos levem , captar cheiros e instantes, fazer sonhar e depois transportar para a nossa realidade,isso faz parte da arte do contador de histórias da atualidade.

Contar história é uma arte e pode ser desenvolvida através de treino constante e escolha de linguagens e objetivos.
Desde os tempos das cavernas as histórias têm sua força e o contador de histórias seu espaço.E elas vêm seguindo caminhos diversos vem da mata, do mar, da floresta, cruzando o oceano elas vem, acompanhando o ser humano que narra, narra para fortalecer conceitos, narra para transmitir valores, narra para transformar e promover a paz, e elas vêm em nosso caminho, percorrendo geração em geração e se tornando eternas através das palavras fortes, que vão fortalecendo nossas raízes.

Como “la loba” (livro mulheres que correm com os lobos rocco)que recolhe os ossos de lobos ,agrupando e dando nova vida através do canto , para que não se percam para o mundo.Penso tambëm nos acalantos, e na nossa força raiz que também falava Grotowski (em busca de um teatro pobre)e que também parte minha contação, de minhas raízes poeticas.Também sou movida pelas Seis Propostas para o próximo milênio de Italo Calvino.

A arte de contar histórias vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade atual. Dessa forma, tem sido realizada com freqüência contações em espaços convencionais e não convencionais como escolas, livrarias, doceiras, metrôs, livrarias, corredores, tvs, rádios, bibliotecas, hospitais, auditórios, teatros, salas de navegação na internet e também na web.Esta tem sido a pesquisa do Miliumas, descobrir a maneira certa de contar a história certa em cada espaço,e também a função de cavar espaços para o contador de histórias e também muito e principalmente de peneirar histórias, transformando esta pesquisa em um grande prazer, de ler e narrar histórias por aí o fora, histórias escolhidas com muito carinho e que devem ser passadas de mão em mão como os livros.Histórias que fomentem a paz, a consciência do todo , o resgate de nossas raízes.
Ministro cursos e oficinas para todos aqueles que desejam ter contato com o mundo mágico da narração de histórias , adaptada para mediação de leitura e vivências com imersão em livros , através de distintas técnicas criativas e expressivas de orais a virtuais e teatrais.
Realizo adaptações de literatura para cena, para contar com os recursos apropriados para cada espaço.

E assim vou narrando as lindas histórias, dos livros que me chegam às mãos e são peneirados.
Estou mais para uma apaixonada VENDEDORA DE LIVROS do que uma fazedora de teatro.

história do Miliumas
O projeto miliumas começou em 1989, no início em sala de aula , narrando os livros e também exercício de tradição oral, e depois como espetáculo, levando literatura para toda as idades e diversos espaços como metrôs, , salas de Internet, salas de leituras, asilos, creches, sescs, festivais, casas de cultura, livrarias, feiras, bienais de livros, tv digital, podcasts , parques, praças , teatros, escolas etc .
È uma pequena empresa criado e desenvolvida nesses anos todos , desde 1989 pela atriz educadora Tecka Mattoso e diversas parcerias nestes vinte anos de trabalho.
Realizando oficinas, cursos de formação de contadores de histórias , performances , blogs, podcasts, vídeos Youtube, numa linguagem atualizada mas sem perder a essência olho no olho que tem o narrador tradicional.
miliumas no metrô
São narrações de histórias para os passantes , histórias que remetam aos livros disponíveis a empréstimos.
Uma panela de livros diversos /pitadas de literatura no metrô
O tempo varia muito de acordo com o fluxo das chegadas e partidas dos trens e a linguagem contempla sempre a maioria dos passantes , em algumas sessões agente vê que predominam crianças , e encontramos até escolas que entram na Estação Embarque na leitura apenas para ouvir histórias.

A dinâmica utilizada nesta forma de comunicação é muito peculiar, a narração tem que seguir o ritmo do trem, o ritmo urbano, chamando para as viagens ali tão presentes, a viagem da leitura e a viagem de trem ali.

Miliumas - Salas de Internet
Trata-se aqui de uma proposta de oficina para ser realizada uma vez na semana, por quatro horas /aula nas salas de Internet por um prazo de três meses até a realização da performance de encerramento intitulada Miliumas.A linguagem aqui proposta mescla literatura e encenação, dialogando com as imagens e os recursos de web designer, gerando um produto cênico.Pesquisando as diversas maneiras de se promover esta conversa e gerando maneiras criativas de se “navegar”.Vamos caminhando através de passeios literários por maravilhas de autores como Ítalo Calvino, Umberto Eco, Câmara Cascudo, Monteiro Lobato , vamos nos trabalhando e conhecendo as palavras que guiarão o nosso passeio. Também pela web, buscando conexões entre os assuntos poéticos e os temas mundiais
Tempo de duração ideal:3 meses de trabalho para realização de uma performance final na sala de Internet e de leituras.
Objetivo :Abrir espaço para interessados em realizar performances literárias , utilizando os recursos da sala de Internet , fazendo assim uma ligação poética entre a sala da net e a sala de leitura .
Necessidades para contação final :Sala vazia , panos pretos fechando como uma caverna e criando o ambiente favorável a contação.Um momento de silencio, numa pausa para utilização da sala das máquinas de outra maneira com senhas distribuídas meia hora antes da atividade.Teremos um VJ com equipamentos de imagens e sons, filmagens ao vivo , uma leitura tecno das ilustrações para contação para ciberespaço.Terá como instalação, vídeos compostos por imagens dos livros narrados mesclados com notícias de jornais , podendo assim fazer uma ponte entre a sala de leitura e a net .Um trio de meninos percussionistas trazem música viva e vida á contação ciber Kinho e seus meninos .Fechamento da oficina com uma contação realizada por todos os participantes e aberta ao público em geral.
Oficina 1 CênicaTrabalhar o ator como um performer que atua em espaços cavados na sala de Internet mas mantendo a essência do tradicional contador de histórias das cavernas.
Oficina 2 Web designer Dialogo com as histórias narradas.
Oficina 3 Percussão / Dialogar com as contações e as imagens.
Vagas: 30
Seleção: Carta de interesse .
Cursos
Objetivos
:

-Introduzir os participantes do curso, na arte de contar histórias, através de imersões e adaptações de textos diversos.
-Descobrir o prazer de narrar histórias e descobrir a maneira própria de realizar a sua contação
-Trabalhar a entrega para o ato , onde se abre o espaço de manifestação da arte.
- Desenvolver exercícios teatrais dança/teatro /web

Conteúdos: Bibliografia básica

Pesquisa Google , Voz, Corpo, Olhar do narrador.Só ouvindo .Só dançando.Dualidade . Só contando .

- Treinamento separado e depois a junção dos elementos. Elementos do conto.

- Preparação de uma Composição Cênica de Contos de Livros na arte multimídia

- Percorrer as etapas de preparação da história :
- Ler – dançar - Contar- Narrar- Atuar -Colher imagens -Compor a junção .
- Narração e Espetáculo.
- Tamanhos de 1 a 10 A graduação do contar caseiro ampliado até o espetáculo e ainda assim igual, o contador contemporâneo que preserva sua voz intimista e verdadeira.

- Usando Técnicas para narrar.

- Os vários espaços do contador contemporâneo: hospitais, terapias, performances, mediação de leitura, Salas de Internet, Metrôs, Bares.

- Condições que devem reunir um texto e um narrador. Improvisações. Exercícios individuais e em grupo. Espaços necessários:Sala de Internet, Sala ampla de dança, aparelho de som.Público Alvo: bailarinos, cantores, educadores, contadores de histórias, atores, terapeutas e interessados no tema.

Miliumas - O livro em movimento .

O contador de histórias do o sec.XXI


È o registro de um caminho na arte de contar histórias.
Há mais de vinte anos venho pesquisando esta nova/antiga arte , e direcionando principalmente para o trabalho cênico voltado para o livro e o incentivo à leitura .

Usando uma linguagem muito flexível e popular para utilização em espaços não convencionais e muito próprios para sala de aula, salas de internet, abrangente, global.

São cursos, performances já realizadas e oficinas registradas aqui.

Quero que entrem, participem, acompanhem e tragam suas histórias para contarem aqui também.

"Contar para transformar , para acordar , para possibilitar a criação de novas imagens mentais transformadoras, para dividir o prazer de ler ...
Para que se conta histórias?Para quem?

Os espaços se ampliam cada vez mais, salas de internet, tv, rádio, livrarias, casas de culturas, escolas, hospitais, asilos, bares...

Para cada idade uma história diferente, para cada idade uma interpretação diferente da mesma história.Desde as cavernas por todos os séculos e séculos o ser humano tem necessidade de narrar, perpetuar, juntar, acolher, trazer imagens, ampliar a visão, promover encontros de gerações.

Nesta versão, é muito interessante em Salas de Internet e também em espaços abertos como parques e quintais.
Cave de contos –Contação de livros diversos numa cabaninha criada por um Vj e percussão ao vivo.Pássaros (seleção de Lendas Japonesas)Mata –Segredos da Floresta –Lendas da AmazôniaEco do Eco sempre atual Umberto Eco para crianças da editora ÀticaPiu piu e Miuau ( para Muito Pequenos) – (Jogo de imagens e sons para se ouvir num quartinho escuro ) Lendas IndígenasMitos indígenas latino americanosLendas do JapãoMata Lendas da AmazôniaEco do Eco (histórias ecológicas)Espírito CiganoPapo de aranha (Africanos)Baú de histórias (Africanos)Zil Brasis La loba Mulheres que correm com os lobos Histórias reais Folha em cenaWilde para wilde Mineirices para Henriqueta LisboaFábulas Italianas para Ítalo Calvino Ciranda para Lobato –Ciranda de homens e livros Cidades Invisíveis para Ítalo Calvino Sonho de Lucy para (john Lennon)Contos do velho mundo (Europa)IndianosPoesia que passeiaRosas (o tema por 3 autores de épocas diversas)Mulheres SábiasPais e filhosContos da CarochinhaGrimn maravilhosos grimnAndersen para todosContos do MundoDe além Mar Mitos portuguesesContos de Bode (Gregos) Cave de contos – Contação de livros diversos numa cabaninha criada por um Vj e percussão ao vivo.Pássaros (seleção de Lendas Japonesas)Mata –Segredos da Floresta –Lendas da AmazôniaEco do Eco sempre atual Umberto Eco para crianças da editora ÀticaPiu piu e Miuau ( para Muito Pequenos) – (Jogo de imagens e sons para se ouvir num quartinho escuro )
Ciranda de princesas –passeio pelo bosque literário buscando as princesas do mundo Divinas aventuras introdução à mitologia grega A história que o tempo contou para a Aurora para ganhar uma Rosa Azul Jorge Amado Cia das letrinhas.


A parceria com o computador me levou a poder realizar o trabalho longe do centro urbano e podendo assim estar mais inteira na tarefa de Mensageira da Nova Era .Miliumas foi se embrenhando pelo ramo de tecnologia e arte tradicional e popular , contando diversas histórias , criando composições cênicas de contos , brincando de agrupar, histórias, poesias, músicas e silêncios.

Quero passar o tempo todo da minha vida assim, fazendo grupinhos de livros para serem lidos juntos na beira da lareira, ou na lareira urbana de uma sala de net ao som de isto ou aquilo ou tudo isso..Quero promover encontros a partir das histórias e ver as ilustrações dos livros rodarem num programa de vj pra fazer o clima de ouvir e poder entrar nas palavras, numa mágica viagem de ler.

Quero passar estas possibilidades para os educadores brincarem poeticamente em sala de aula sempre mesclando com notícias de jornais.

E assim viver, entre livros e pessoas , lendo alto os autores vivos e mortos que nos trazem luz, que nos trazem paz.

Fazendo o que puder para termos um mundo melhor!!!!

Miliumas o livro em movimento é um blog que guarda hoje umas 38 postagens de trabalhos realizados em 20 anos:

apresentaçào,citações e links ,a história das contações,Viagem pelo Brasil em 7 histórias livro de Silvana Salerno,Eco do Eco(histórias de Umberto Eco),Ciranda de homens e livros para Lobato, Embarque na Leitura realizado em diversas estações de metrô em São Paulo,participação no Simpósio Internacional de Contadores de histórias no Rio de Janeiro,Miliumas na Livraria Cultura,Cenas de livros Contos do Mundo,As cidades e suas musas leitura de Cidades Invisíveis de Italo calvino, Miliumas e as novas mídias Youtube, Podcast,Lenga la lenga Mitos indígenas latino americanos ,Rosascantadas em verso e em prosa, Corredor literário na avenida Paulista dois anos,O anel azul da Iara Encantada do Amazonas (lendas da Amazonia),Papo de aranha (lendas africanas de Nancy),Cursos, la loba(livro as Mulheres que correm com os lobos-livro clip(projeto para adolescentes)-Palavra Cigana(livro de Florencia Ferrari)-Meu santinho proteto -contaçao de causos caipiras na internet ,Biblioteca do Futuro(oficinas realizadas no CRE), Caminho louco e longo (contaçao Chapeuzinhos),Conexões tecnológicas (trabalho raelizado na Febrace Caverna Tecnológica da USP, Tecendo contos (asilos)Tecendo leituras(Secretaria de Educacão SP),Festa das meninas princesas(Contações em festas),Bienal Internacional SP Stand Mec FNDE,Lendas da Amazônia ,Mata Digital(Itaú Cultural com Spetto),Contos no Beco (para Aprendiz),Lobato on line em cena (encenação de conteúdo do site).

Bom, um verdadeiro LIVRO ABERTO.





Arquivo do blog