Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

quarta-feira, março 25, 2009

au claire de la lune


















Au claire de la lune – Um livro para cada lua


Esta seleção veio para homenagear o ano da França no Brasil .O espaço urbano de transporte como o metrô , se abrindo para a contadora de histórias un passant. No Embarque na leitura de Santa Cecília pelo Instituto Brasil Leitor .Através dos contos e cantigas de rodas que trazem lembranças , ela vai deixar sugestões de leituras que nos aproximem da cultura francesa.

O clarão da lua que convida a ler e aumentar nossa sabedoria.


Um clown Zenfunda Mariana que vive a olhar para a lua , para a floresta e viajando como quem lê, como quem anda de metrô , como quem navega na net ...são viagens.O pierrot atento à troca de lua e atento ao que se lê no mundo e também muito às notícias de jornais.
A Clown Zenfunda Mariana que conta cenas de livros franceses e brasileiros e histórias reais..

JUSTIFICATIVA

A atriz Tecka Mattoso usa há 10 anos a linguagem multimídia para contar histórias, num importante trabalho de incentivo à leitura. Recebe contribuições virtuais de narradores de outras partes do país e do mundo para apresentar contos de diferentes autores. As apresentações acontecem em salas de Internet.Além destas muitas outras histórias com os livros respectivos em cena são realizadas oficinas para quem não quer apenas ouvir, mas criar suas histórias e contações multimídias. Destinada a participantes de todas as idades, as atividades contemplam livros diversos e links de narradores de todo o mundo, com o objetivo de guiar os participantes para a criação de "histórias multimídia", que depois poderão ser divididas com o mundo pelo youtube ou no formato de podcast. E isso é muito bom , poder ter a internet como uma aliada para a acentuar a leveza e importancia do contador de histórias. Como também narrar sem nenhum recurso além das palavras ampliadas por um head set.Sempre fazendo ligações com as notícias atuais.


Pela comemoração do ano França no Brasil proponho este estreitamento cultural com uma seleção de livros que inaugura mais uma sede do Embarque na Leitura pelo Instituto Brasil Leitor , vamos acionando nossa memória de contos e bincadeiras.


Agradecendo a Perrault , a la Fontaine pela nobre figura dos contadores de histórias contemporâneos.


Histórias de comadres


Lá na ponte da vinhaça todo mundo passa.

Eu sou rica rica rica de marré marré marré..


PÚBLICO-ALVO
passantes pelo metrô e escolas agendadas.

AÇÃO EDUCATIVA

Encontro dos dois países através das cantigas de roda que geram lembranças , de histórias para os dois países. Uma troca.

Proposta de narração de histórias Na cheia ...La Fontaine de Michel Coleman da Cia das letras , Na nova Joana Darc no Guia das garotas audaciosas da editora Recorc.Na minguante A ratinha branca do livro de Histórias de sabedoria e Encantamento da Martins Fontes Na crescente Charles Perrault Na cheia Horripilantes contos de fadas Michael Colleman na crescente Iemanjá por Pierre Fatumbi Verger da Corrupio e a cada lua nos aproximamos da cultura francesa. Um diálogo através de livros e cantigas e histórias reais..brincando no metrô!!
Boa viagem!










Arquivo do blog