Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

segunda-feira, novembro 09, 2009

Mata digital









Miliumas o livro em movimento apresentou:


http://oficinafebrace2.sites.uol.com



Psiu escuta a voz da mata
Mata digital

texto Heloísa Prieto
recebidos por Dona Mariana Pai Francelino de Shapanan
terreiro de Tambor de Mina


participação especial de VJ Spetto e Suzana Diniz
maravilhosas bailarinas de Dona Mariana
local Itaú Cultural





Este trabalho foi muito especial prá mim , foi uma Contação de histórias realizada no Itaú Cultural em 2004.

O trabalho de envolver as imagens e músicas , transformando o espaço em uma grande instalação visual mergulhada no livro , era uma pesquisa realizada com o Spetto para a Caverna Tecnológica e criação de espaços em 3d para a Febrace na Poli UsP sob o comando do LSI e Roseli de Deus Lopes
Trabalho ispirado em minha professora de francês nos anos 70 , Dona Maristela Machado , que naquela época tinha seu método áudio visual para dar aulas e foi uma inspiração maravilhosa para realização das minhas contações em salas de internet com o apoio das imagens ampliadas.
Dá aquela sensação de cineminha unido a livros, combina muito.Àudio visual com narração ao vivo, fresquinha , íntima , iluminada .



Estávamos todos envolvidos no livro Mata Contos do Folclore do Pará escrito por Heloísa Prietro da Cia das letrinhas , ilustrado por Guilherme Viana e recebido pelo Pai Fracelino de Shapanan enquanto Dona Mariana.O livro narra histórias narradas pela figura encantada da bela turca Dona Mariana.
Dona Mariana naufragou em águas brasileiras e se encantou.Uma grande sábia nos conduz a ouvir a voz da mata , o resto é sómente consequencia.


Esta contação /oficina foi realizada a partir do livro da cia das letrinhas no Itaú Cultural.

As imagens e trilha sonora foram produzidas pelo VJ Spetto das ilustrações de Guilherme Vianna e de material inédito ofertado pela Dona Mariana em encerramento de ritual de marinheiros lá no Terreiro de Tambor de Mina do Pai Francelino de Shapanan, fomos colher na fonte e recebemos uma oferta , um presente de Dona Mariana.!

Foram 16 músicas gravadas na hora especialmente para esta contação:

"Não sei é meu destino
A sorte que Deus me deu
Andar pela mata virgem
E sempre adorar a Deus ".





O livro ampliado na parede , com desenhos de Guilherme Vianna;



"Eram dez da noite, os pássaros bateram asas todos ao mesmo tempo"...


E a sensação ...era como se a gente pudesse entrar no livro .


Lendo juntas uma filha de Mariana do tambor de mina do pai Francelino de Shapanam e uma menina da platéia.




Uma roda ciber , o espaço ideal pra contação de histórias, escurinho ,ilustrações ampliadas vamos entrando na narrativa...e depois deixando no blog as histórias do seu jeito.


Brincando com sombras .

Na ciranda na cidade , na mais paulista das avenidas estávamos reunidos num espaço aberto entre o ritual e o tecnológico.


Íamos lendo e brincando juntas , de passa anel , de ciranda...


Ouvindo a lenda do pó de jararaca e Brincando de ler o que não estava escrito.


Ouvindo a Voz da Mata  e talvez até a voz de Chico Mendes.


" Meu anel de ouro que minha mãe me deu ,
quem perdeu perdeu senhora mãe
quem achou fui eu" !!!!


"Eu quebrei a cabaça
Joguei a semente lá no lavral
Para nascer
Como a vida é!"

Este trabalho foi um presente que venho agradecendo há muitos anos e sei que ainda devo agradecer ETERNAMENTE!!!!!!!

Agradeço Heloísa , Spetto as Meninas e muito muito ao Pai Francelino de Shapanan (falecido) !
Sou eternamente ligada a Dona Mariana .

Ela tem esse dom , de fisgar para sempre quem pensa que só vai passar por ela...


"Silencio na sala meus senhores
Cabocla brava chegou..."





Nenhum comentário:

Arquivo do blog