Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

sábado, outubro 03, 2009

De além mar




Miliumas o livro em movimento apresenta proposta
para curso básico de 12 hs para educadores da primeira infância para IBL .

De além mar.




curso para educadores
mediação de leitura
primeira infância e interessados em geral.

carga inicial 12 hs cada módulo.


o curso consiste em 4 encontros de 3 hs de duração onde abordaremos o tema a arte de narrar histórias contemplando a mediação de leitura para a primeira infância .

teremos um olhar para o ato de narrar histórias pensando no formador griot adaptado para nossa realidade.

os interessados em conhecer o assunto em 12 horas num espaço maravilhosamente pensado para estes encontros atuais na barra funda , sede do IBL.

a contação de histórias brincante .
o clown narrador.
a contação voltada para a mediação de leitura .
a contação voltada a primeira infância .

um copo com o oceano atlântico abre a nossa narrativa

stamos em pleno mar ...navio negreiro de castro alves vem trazendo o universo africano e como foi chegando o seu balaio de histórias , que vai incorporando trechos de diversos livros focados no assunto de aproximação com nossos vizinhos de mar a áfrica e seu longo continente povoado de histórias que vem e vão.

além das histórias quantas brincadeiras vieram de além mar.

encontro 1


para que?
como?
para quem?
quando?
de que maneira?

acordar o corpo
diversidade corporal
pesquisa de ancestralidade no corpo e nos acalantos.

divisão em turmas por faixa etária

primeira infância
0/1sonoros acalantos
1/2 parlendas
2/3poesias
3/4etnicos
4/5 classicos
5/6 palavras

6/8 monstros
8/10 diários e aventuras história da arte
10/12 amor
12/16 cientificos
16/18 quadrinhos vestibulares
18/20 sulreais e classicos para vestibular
20/28 especializados nas profissões
28/50 contemporaneos
50 /60 revistas


livros citados :
a memória - la loba mulheres que correm com os lobos .
clarisse pinkola estés.
acordais regina machado a arte de ler e narrar histórias malba tahan


encontro 2
aquecimento corporal
estimulos musicais mawaca , caetano veloso , palavra cantada.
encontrando nosso fio narrativo entre nossos ancestrais.

contar o que ?
peneirando livros vamos encontrar o foco individual
tema central brincar de livros
balaio de histórias africanas
o uso da folhinha como carro chefe na pesquisa(mil folhinhas para contar).




encontro 3



aquecimento corporal criação de um roteiro individual (30 minutos iniciais)
escolha de grupos para a apresentação final
preparação do roteiro para apresentação final .

livros sugeridos:

Mata Contos do folclore do Pará
Xangô o Trovão Reginaldi Prandi da Cia das letrinhas
ABC do continente africano edições Sm
Oxumaré o arco íris Reginaldo Prandi Cia das letrinhas
Erinlé o caçador Adilson Martins Pallas
Feijoada Sonia Rosa
Maracatu Sonia Rosa
Crianças Olhar e ver fotos de Pierre Verger CEN
Bruna e a galinha Dangola Gercilga de Almeida EDC Pallas
O beijo da palavrinha Mia Couto Língua geral
Lendas africanas dos Orixás Pierre fatumbi Verger
O rei preto de ouro preto Sylvia Orthof Global
A semente que veio da África Heloísa Pires de Lima salamandra
Histórias da África Gcina Mhlophe Paulinas
Históriias da preta Heloísa Pires de Lima Cia das letrinhas
O espelho dourado Heloísa Pires de Lima Peirópolis
Chuva de manga Brinque book
Balaio de histórias Folhinha 2009 Celso Sisto Gabriela Romeu

encontro 4



preparação para a apresentação que finaliza o encontro .
dúvidas e diálogos .

atividades

engatinhando entre livros
miliumas - livros no telão
livros e brinquedos -exposição de livros e brinquedos que combinam
fotos de instalações de livros


indicação de filmes e livros para continuidade do curso .

módulo 2 aperfeiçoamento

Contação de histórias para o natal

histórias escolhidas :

conto de natal paul austen cia das letras
lenda da rosa de natal conto cigano
papai noel um velhinho de muitos nomes coletânea cia das letriinhas com texto de Otávio Frias Filho , Heloísa Prieto entre outros.

módulo 3 -

O narrador na escola.


as novas mídias dialogam com o contador de histórias tradicional e cada vez mais deixa claro quais são os espaços de atuação desse poeta narrador tresloucado que é o contador de histórias inspirado em wally salomão .

os espaços culturais, as livrarias , as bienais de livros já tem essa figura tradicional e tão inovadora do contador de histórias e muito e completamente cada escola,deve abrir suas portas para o seu narrador griot , além de seu bibliotecário , de seu educador especializado em materias da grade como história, artes , deve ter também um animador cultural de plantão , diferente do diretor de teatro que está preocupado com os diálogos e classicos de teatro, o contador de histórias , não, tem outro foco , quer saber de narrar para ganhar causos , sabedoria e para cada turma na semana ouvir uma história, sem motivo, sem cobranças, apenas para aprender a ouvir .Ouvir casos reais de jornais, ouvir livros e mais livros que combinem , que sejam trechos pra saber que existem e querer ler por inteiro, como um sarau semanal.

essa é a proposta!

treinar esse olhar e colocar um narrador em cada escola.





Nenhum comentário:

Arquivo do blog