Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

quinta-feira, fevereiro 28, 2013





 

MILIUMAS

Uma de cá uma de lá
contação brincante



PONTO DE LEITURA MILIUMAS ITINERANTE



Apresenta propostas de contações, oficinas e cursos na arte de narrar histórias focada no incentivo à leitura realizadas desde 1987 pela atriz educadora Tecka Mattoso.



Contações:tradicionais sem recursos nenhum além da palavra e multimídia inserindo o livro ampliado nas projeções em telão e sala de internet.



Oficinas :É uma oficina de corpo voz movimentos focada em livros com o intuiito de incentivar leituras explorando os símbolos em diversas linguagens.Pode ser realizada para pessoas de todas as idades e o ideal seria formação de grupos de contação e de resgate de memória local, de onde parte a cultura .



Curso:Trabalho de 3 meses que parte do ondividual para o coletivo depois passando pelo lúdico dos contos tradicionais e contemporâneos formando agentes multiplicadores.



contato



teckamattoso@gmail.com



telefone-5535-84619216





Neuzza Pinheiro e Tecka Mattoso
*
foto Penélope Martins


Esta é uma contação brasileira que  entrelaça  livros  brincadeiras e canções tradicionais dos dois países irmãos .
Guiada pela trilha sonora da cantora e poetisa Neuzza Pinheiro , Tecka Mattoso realiza esta contação brincante para toda família lembrando que brincar de livro pode ser uma ótima opção para se fazer em casa incentivando à leitura.


Proposta do ponto de livro itinerante Miliumas  liderado por Tecka Mattoso , que uma precursora entre contadoras de histórias de São Paulo.
A brincadeira é de narrar trechos de uma pilha de livros maravilhosos e histórias incríveis,surgindo assim uma nova história acompanhada pela musicista e poetisa Neuzza Pinheiro , envolvendo todos nesse fascinante universo da leitura. O método de criar uma história entrelaçando trechos de livros e mostrar que um livro lembra outro foi exercitado por ela desde os anos 80 e hoje é direcionada ao incentivo à LEITURA. Nesta seleção As  narrações são um abraço entre livros  brincadeiras e poesias luso  brasileiras uma de cá e outra de lá.são trechos destes  muitos livros que formam o roteiro da narração que servirá de exemplo para se brincar em casa entre família :

-Todo cuidado é pouco de Roger Mello cia das letrinhas
-A bela Moura  de Alice Vieira da editora caminho-
-Por que o mar tanto chora –Viagem ao mundo em 52 histórias- Cia das letrinhas-
-O menino poeta de Henriqueta lisboa –Global editora-
- Viagem à Portugal –José Santos – Editora Peirópolis –
- 20 anos - 20 jogos portugueses –
- OU Isso ou Isso- Selma Maria ed peirópolis-
- Viagem à Guarda - narração oral-O cú da Guarda
- O silêncio  da água Jose Saramago cia das letrinhas
- A  maior flor do mundo Jose Saramago cia das letrinhas-
- A costureira das fadas Monteiro Lobato-
- Dom sebastião vive na praia do lençol –Contos e lendas da Amazônia de Reginaldo Prandi .

50 minutos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog