Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

domingo, outubro 02, 2005

La Vie en Douce




Na doceria La Vie en douce
Contação multimídia de Lendas do chocolate

Testemunho do Velho Chac-le, o deus Maia de muitos nomes. Ele roubou a semente de cacau dos Deuses para oferta-la ao ser humano!


uhm...

Eu, o velho Chac-Le, o último do meu grupo, deixo à humanidade o meu testamento e nele a minha história. De todas as maneiras, eu regressarei; regressaremos; regressará para todos os homens nativos deste munda a verdadeira compreensão.


uhm...
Quem não se lembra da casinha de chocolate do conto de fadas?
"Com certeza, se eu não chego com cuidado, os meninos deixariam, minha casa sem telhado."

Diz a lenda dos povos da América Latina, que o deus asteca "Quetzcoalt", senhor da Lua prateada e dos ventos gelados, ofereceu aos homens um presente roubado do país dos deuses.

Queria dar aos mortais algo que lhes enchesse de energia e prazer! Para isso, Quetzcoalt foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol e roubou as sementes da árvore sagrada.

As sementes do cacaueiro são de origem da região dos Astecas! Você sabia? O "tchocolatl", como era chamado, tinha tanta importância entre este povo, que a bebida só era consumida por reis, nobres e guerreiros.

Foi esta mistura que o imperador asteca Montezuma ofereceu ao conquistador espanhol Fernando Cortez, pois o confundiu com algum deus por causa das roupas que Cortez usava. Ele também veio montado num cavalo e isso não era muito comum na região.

Numa carta ao rei da Espanha, Cortez declarou: "devido às propriedades daquele líquido amargo, o 'tchocolatl', os guerreiros caminhavam durante um dia inteiro, sem necessidade de mais alimentos".

Tempos depois, o 'tchocolatl' foi adocicado com mel, açúcar... Cada pessoa que tinha acesso à iguaria, acrescentava uma nova especiaria! Entraram nozes, passas, delícias crocantes... Criaram juntos a receita dos Deuses.

Mesmo assim, naquela época, só os nobres e guerreiros podiam desfrutar o doce. De tão especial, a receita permaneceu às escuras por mais de um século! Até que Maria Tereza passou para frente o segredo...

Arquivo do blog