Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

sábado, outubro 01, 2005

Oficina de Cores e Contos


Oficina de cores e contos
Introdução a história da arte para crianças

Cenas e cores de cada época
Oficina de iniciação à história da arte para educadores e crianças


Oficineiros
Tecka Mattoso - contadora de histórias
e uma artista plástica.

Objetivo
a) Oferecer vivências para que educadores utilizem estas propostas em sala de aula, com uma bibliografia centrada nas histórias de pintores e suas linguagens.
b) Oferecer para crianças de 7 a 12 anos a iniciação em História da Arte por meio de histórias dos pintores e o contato com a linguagem plástica de cada pintor.

Proposta para Museus e Galerias de Arte
Projeto digital e artístico, que surgiu a partir de pesquisas para criação de:

a) composições cênicas de contos
b) trilha
c) imagens digitalizadas

Como
O teatro, as ilustrações ampliadas, os livros e a música. O livro selecionado para cada apresentação será esmiúçado em grupo. A proposta prevê a criação de uma página na Web, como resposta cênica e digital no final do encontro (um fórum ou blog coletivo para que participantes possam responder aos que acompanharam a oficina como leitores ativos).

Público
Uma proposta estimulante para crianças de todas as idades.

Resultados
Contação e confecção de histórias a partir dos livros com as histórias dos pintores.
a) oficina de histórias explora a leitura de histórias, postura, dicção, conteúdo, interpretação dos textos, encenação dos textos;
b) oficina de plástica trabalha a confecção de acessórios propostos na pesquisa de cada livro.

Necessidades técnicas para as apresentações:
Telão, datashow, microfone de lapela, computadores com acesso à Internet para leitores ativos que deixam uma resposta viva em um blog.

Necessidades técnicas para as oficinas:
Sala ampla para trabalho corporal

Aparelho de som
Materiais para confecção plástica: tintas, pincéis, papéis , canetinha, cola, tecidos,linhas, sucatas.

Oficina e encenação
Dinâmica de narração que envolve o público numa Contação Participativa.
a) Incentivar leitura de livros e imagens, com foco na leitura global.
b) Confeccionar livros, bonecos a partir das histórias dos pintores.

Tempo: 3 horas cada dia
1 vez por semana. Cada dia uma história diferente.

Bibliografia sugerida:
A arte de Leonardo - Cia das Letrinhas
Os quadros de Picasso
Frida Kahlo - Callis
Os quadros de Picasso - Cia das Letrinhas
Os quadros de Chagall - Cia das Letrinhas
Giotto, Pintor de paredes
Tarsila do Amaral - Ed Moderna
C de Cezanne - Cia das Letrinhas

Outras histórias:
Coleções "Por Dentro da Arte"
Mata, de Heloísa Prieto - Cia das Letrinhas
Violino Cigano, de Regina Machado - Cia das Letras
Os Gnomos de Gnú e outros contos, de Umberto Eco - Ática
Amor de Verdade, de John Lennon e Yoko Ono - Salamandra
Lendas Contos e Fábulas Populares do Brasil, de Henriqueta Lisboa -Peirópolis
Todo Cuidado é Pouco, de Roger Melo - Cia das letrinhas
Luas e Luas –Àtica
A Floresta e o Estrangeiro, de Alberto Martins - Cia das letrinhas
Lendas da Amazônia, de Margarett Mee

Arquivo do blog