Miliumas

Miliumas
O livro em Movimento

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Rosas





Trupe Rosas

às dezenove horas dos dia 6 e 20 de janeiro de 2007 à Trupe Rosas se apresentou no Sesc levando Mil Rosas Roubadas Rosas de todo canto, A rosa do Irã , do Drummond e de Lorca. A rosa do Roger bem branquinha.



Flavia Cunha, Paulo André, Quinho , Negro Nei e Teca Mattoso e participação mais que especial de Mateus menino.

http://videos.sapo.pt/ZcJZZ5lqLLqK45VoIj2V


Contação de histórias para adultos SESC SANTANA Dias 6 e 20 de janeiro de 2007 Composição Cênica para Rosas Seleção de textos rosados.

1-Anúncio da Rosa (gravado e ao vivo junto) Tecka e Flavia juntas Imenso trabalho nos custa a flor. Por menos de oito contos vendê-la? Nunca. Primavera não há mais doce, rosa tão meiga Onde abrirá? Não, cavalheiros, sede permeáveis. Uma só pétala resume auroras e pontilhismos, Sugere estâncias, diz que te amam, beijai a rosa, Ela é sete flores, qual mais fragrante, todas exóticas, Todas históricas, todas catárticas, todas patéticas. Vede o caule? Traço indeciso. Autor da rosa, não me revelo, sou eu, quem sou? Deus me ajudara, mas ele é neutro, e mesmo duvido Que em outro mundo alguém se curve, filtre a paisagem, Pense uma rosa na pura ausência, no amplo vazio. Vinde, vinde, Olhai o cálice. Por preço tão vil mas peça, como direi, aurilavrada, Não, é cruel existir em tempo assim filaucioso. Injusto padecer exílio, pequenas cólicas cotidianas, Oferecer-vos alta mercancia estelar e sofrer vossa irrisão. Rosa na roda, Rosa na máquina, Apenas rósea. Selarei, venda murcha, meu comércio incompreendido, Pois jamais virão pedir-me, eu sei, o que de melhor se compôs na noite, E não há oito contos. Já não há amadores de rosa. Ó fim do parnasiano, começo da era difícil, a burguesia apodrece. Aproveitem. A última rosa desfolha-se.

2-Rosa de Lorca TODOS CASIDA DE LA ROSA La rosa no buscaba la aurora: Casi eterna en su ramo buscaba otra cosa. La rosa no buscaba ni ciencia ni sombra: Confín de carne y sueño buscaba otra cosa. La rosa no buscaba la rosa: Inmóvil por el cielo ¡buscaba otra cosa! Federico García Lorca

3 - Rosa Doente William Blacke Negro Nei e coro. Oh Rosa , está doente um verme pela treva voa invisivelmente O vento que uiva o leva ao velado veludo do fundo do seu centro onde o escuro amor mudo te rói desde dentro.... 4- O Rouxinol e a Rosa Oscar Wilde Teca e Paulo Ela disse que dançaria comigo se eu lhe trouxesse rosas vermelhas mas em todo o meu jardim, não há uma sequer. ..e tomando de um velho livro empoeirado pôs a ler. Paulinho estudante lê: 5- A Flor e a Náusea Drummond Preso ‘a minha classe e a algumas roupas, Vou de branco pela rua cinzenta. Melancolias, mercadorias espreitam-me. Devo seguir até o enjôo? Posso, sem armas,revoltar-me? Olhos sujos no relógio da torre: Não , o tempo não chegou de completa justiça. O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera. O tempo pobre, o poeta pobre Fundem-se no mesmo impasse. Em vão me tento explicar, os muros são surdos. Sob a pele das palavras há cifras e códigos. O sol consola os doentes e não os renova. As coisas. Que tristes são as coisas, consideradas sem ênfase. Vomitar esse tédio sobre a cidade. Quarenta anos e nenhum problema Resolvido, sequer colocado. Nenhuma carta escrita nem recebida. Todos os homens voltam para casa. Estão menos livres mas levam jornais E soletram o mundo, sabendo que o perdem. Crimes da terra, como perdoá-los? Tomei parte em muitos, outros escondi. Alguns achei belos, foram publicados. Crimes suaves, que ajudam a viver. Ração diária de erro, distribuída em casa. Os ferozes padeiros do mal. Os ferozes leiteiros do mal. Pôr fogo em tudo, inclusive em mim. Ao menino de 1918 chamavam anarquista. Porém meu ódio é o melhor de mim. Com ele me salvo E dou a poucos uma esperança mínima. Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego. Uma flor ainda desbotada Ilude a polícia, rompe o asfalto. Façam completo silêncio, paralisem os negócios, Garanto que uma flor nasceu. Sua cor não se percebe. Suas pétalas não se abrem. Seu nome não está nos livros. É feia. Mas é realmente uma flor. Sento-me no chão da capital do país ‘as cinco horas da tarde E lentamente passo a mão nessa forma insegura. Do lado das montanhas, nuvens maciças avolumam-se. Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pânico. É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio. Carlos Drummond de Andrade

6-Todo cuidado é pouco Roger Mello Todos Rosa branca está no cercado, o jardineiro a vigia bem de perto, sem desviar o rosto um segundo....como se Rosa branca pudesse fugir do cercado .Mas Todo cuidado é pouco.

7) Rosa do Irã Teca A rosa A rosa A rosa A rosa Ele levou-me a um roseiral E , no escuro, enfiou uma rosa nos cabelos excitados Por fim Dormiu comigo sobre uma pétala de rosa Oh vós, pombas deformadas Oh vós, árvores inexperientes, velhas e estéreis Janelas cegas Debaixo de meu coração e nas profundezas de minha bacia Brota agora uma rosa Um rosa vermelha Vermelha Como uma bandeira no dia da Ressureição. Ah, estou grávida, grávida, grávida Fourrugh farrokhzad –Irã

8 - A rapariga das rosas Paulo ou pedimos para alguém ou muitos lerem para finalizar, levamos escrito num papel. Tu, que trazes rosas, é rosa o encanto que trazes. O que é que vendes? a ti? ás rosas, ou as rosas e a ti? Fernando Pessoa 8-Espirro

9- Frevinho da Flavia do fim Atchim!!!!!!! Frevinho da alegria Concepção Roteiro e produção de Teca Mattoso com contribuição de Flavia Cunha e Clara Haddad Concepção musical Figurino e logo de Flavia Cunha e contribuição de Negro Nei , Quinho e Fernando Boi. Interpretação teatral e corporal Paulo André Músicas por Flavia Cunha: # Oriental - Patapio Silva# Santa Catarina - Hermeto Pascoal# Morena Rosa - Dorival Caymmi# Santa Morena - Jacob do Bandolim# Trenzinho Caipira - Heitor Villa Lobbos# trechos de Lás de la Voliere , caprice polka -A. Deprince/ F. Domonicy# Rosa Vermelha - ciranda - domínio público# Seu Zé - Domínio Publico, Côco extraído por Mário de Andrade# Nega Flor - Sidnei Jose da Silva# Frevo do Patapio - Flavia Cunha Power point e trilha digital de Markinho Mendonça Necessidades técnicas: Microfones de lapela , saída para flauta, violão e barítono . Telão e datashow.

Arquivo do blog